Vou ser pai, mas a mãe do meu filho (minha ex) não me deixa aproximar e ajudar.

1 Resposta

Primeiramente felicidades pelo bebê. Sinto muito pela situação emocional que está vivendo, neste momento, com sua ex. Você deve de estar vivendo sentimentos muito desencontrados: alegria por saber que vai ser pai, misturada com a tristeza e a angústia pela separação.

Sua situação é bem delicada e para enfrentar o problema seria necessária uma forte dose de autocontrole da sua parte. A futura mamãe também estará passando por situação emocional similar.

Não sei os motivos pelos quais vocês se separaram, nem quais os que levam sua ex a manter a incomunicação com você neste momento. É preciso que tenha paciência. Compreenda seu estado atual. É muito difícil para uma mulher gestar um filho sem o apoio e, ainda pior pode ser quando se depara com uma separação afetiva.

Pode ser que tenha escolhido o afastamento para tentar viver o momento com menos estresse, sem maiores consequências para ela e para o bebê do que aquelas que já são conhecidas quando ocorre uma separação.

Dê-lhe tempo. permita-lhe expressar o que está sentindo. Esse tempo é necessário para você também que deve buscar a aproximação desde o respeito e da calma.

Com o tempo, demonstre seu interesse pelo filho, por estar com ele e cuidar dele. Quando for possível, converse sobre ele a impossibilidade de dar continuidade à relação de casal, mas que isso não deve comprometer a oportunidade da criança de ter um pai e uma mãe presentes que a amem muito.

Avalie sempre o que você pode mudar da situação e o que não. Isso ajudará você a refletir como fazer com que tudo seja melhor e mais leve tanto para você como para sua ex.

E, bom, é isso! Muita paciência! Espere tudo se acalmar, que ela também tenha seu tempo para refletir. Mantendo o equilíbrio e a calma, certamente, com o passar do tempo, vocês conseguirão chegar a uma estruturação do presente-futuro tendo como prioridade a felicidade do bebê.

Boa sorte!

Respondido por Karina de Freitas há 10 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas