Não há problemas em conviver com um gato, no entanto, você deve ter alguns cuidados. Evite fazer a limpeza da caixa de areia onde o animal faz suas necessidades. Isso porque os excrementos do gato pode transmitir uma infecção chamada toxoplasmose que pode provocar problemas graves no feto, incluído parto prematuro, baixo crescimento e lesões graves na vista e no cérebro. Com frequência, as mulheres infectadas podem não apresentar nenhum sintoma, mas podem transmitir a infecção ao bebê em desenvolvimento.
O melhor é pedir ajuda alguém que limpe: [email protected] ou [email protected] E que o faça de forma regular e com cuidado, lavando bem as mãos após a limpeza.
Eu tinha uma gata quando estava grávida. Os cuidados de higiene ficaram aos cuidados do meu marido. Nunca pensamos desfazer-nos dela. Acompanhou nossa pequena até 1 ano e meio de idade. Era já velhinha e acabou morrendo. Mas sempre esteve presente em nossa vida e na de nossa filha. Quando grávida, se deitava sobre minha barriga, fazia massagens e carinho. Quando nasceu nossa filha, demorou um pouco para que se aproximasse, mas depois era sua guardiã.