Quanto tempo dura o parto?

2 Respostas

Cada corpo é distinto. Há mulheres cujos partos duraram apenas poucas horas, enquanto que outras se estenderam por mais de 24 horas. Certamente, quanto mais demorado seja, mais duro e difícil é, tendo em conta que, habitualmente, não é comum deixar que a pessoa que vai dar à luz se alimente e o esgotamento é intenso.

Quanto costuma durar um parto normal? De média entre 15 e 18 horas. Tenha em conta que depende também do que consideramos o momento do início do parto. Há ocasiões em que se dão as primeiras contrações, a mulher vai ao hospital e o médico decide que ela retorne à casa e espere um pouco mais. Essa fase pode durar alguns dias. Então, essa fase não se constuma ter em conta na hora de contar o tempo de duração do parto normal.

Além disso, o tempo de duração do parto de uma mãe de primeira viagem sempre tende a ser maior que o de outra que já tem um ou mais filhos.

Para você ter uma ideia, considere as diferentes etapas do parto:

1. Dilatação latente

É difícil começar a contar o tempo desta fase já que as primeiras contrações são imperceptíveis. É comum que, estando nesta fase, o médico opte por não internar a mulher, já que o parto pode durar dias, mesmo que a média tende a ser entre 10 e 12 horas.

2. Dilatação ativa

Nesta etapa, a mulher já deveria estar internada no hospital. Aqui começam as contrações mais dolorosas. O colo do útero já tem entre 3 e 5 centímetro dilatação e costuma ser mais rápido que a fase anterior. Entre 15 e 20 minutos.

3. Fase da expulsão

Depois de alcançar a dilatação de uns 10 centímetros, inicia-se a fase da expulsão. Pode durar entre 15 minutos e 4 horas.

4. Chegada do bebê

Mesmo que o bebê já tenha saído da mãe, o parto ainda não acabou. Falta sair a placenta e outras membranas. Isso pode demorar entre 15 e 30 minutos.

Respondido por Stefany Lorena Martins há aproximadamente 2 anos
5 votos positivos

Muitas mulheres tem esta dúvida: quanto tempo dura o parto normal? O final da gravidez passa por várias etapas. A primeira delas são as contrações muitos irregulares enquanto à intensidade e frequência. Isso costuma ocorrer mais durante a noite e pode se dar durante vários dias. Durante o dia é comum que a mulher não sinta essas contrações já que não chegam a ser dolorosas e tendem a desaparecer.

Considera-se trabalho de parto ou fase ativa do parto, o início do parto propriamente dito, quando as contrações são regulares e a elas se soma uma dilatação do colo uterino. Antes, a dilatação estaba estabelecida em 3 cm. Desde 2018, a OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que o parto está ativo aos 5cm. E, desde as primeiras contrações até os 5 cm de dilação, o tempo pode variar muito de mulher para mulher.

O que sim está claro é que, a partir dos 5 cm, o parto dura um máximo de 12 horas em uma mãe de primeira viagem e 10 horas em uma mulher que já tenha tido outro parto vaginal anteriormente.

Respondido por Yasmin da Cruz há aproximadamente 2 anos
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Quantos quilos posso ganhar durante a gravidez? Posso tingir o cabelo durante a gravidez? Em quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez? Parto normal doi? Corrimento branco: o que pode ser? O desejo sexual aumenta ou diminui durante a gravidez? A partir de que semana se considera que a mulher está no terceiro trimestre da gravidez? O bebê nasce logo depois da bolsa estourar? Menino ou menina? Quando saberei o sexo do bebê? O que é uma depressão pós-parto? Estou grávida de 2 meses. A partir de quando posso viajar de avião? É certo que o parto cesárea dificulta a amamentação no peito? Como são as contrações de parto? Roupas para gestantes? O que é imprescindível? Estou de 7 semanas de gravidez e não se vê o embrião, apenas o saco gestacional.