Qual pomada para desmame?

1 Resposta

Então, chegou a hora do desmame. Esse momento pode ser traumático tanto para o bebê como para a mamãe se não for feito de forma respeitosa. Quando chega o momento, muitas mães tentam recorrer a remédios, tais como gotas ou pomadas, para facilitar o processo.

Quando começar o processo do desmame?

O leite materno é o melhor alimento que o bebê pode ter. Ainda que ele já tenha começado a comer outros alimentos, o leite materno sempre é um complemento ideal. De fato, não há limites para deixar de amamentar. Há crianças que amamentam até os 4 ou 5 anos. O melhor é que o desmame ocorra respeitando os tempos do bebê e também da mamãe. 

O melhor momento para fazer o desmame é quando bebê e/ou mamãe já não sentem já não sintam prazer no ato de amamentar. E isso ocorre quando o bebê deixa de buscar o peito materno a qualquer momento e quando a mamãe já não oferece tanto. Paulatinamente, o desmame ocorre.

No entanto, pode se dar que, por alguma outra circunstância, a mamãe deseja fazer o desmame e necessite recorrer a remédios para ajudar no processo. E é possível encontrar de tudo, desde pomada, gotas, remédios caseiros...

Existe uma pomada para o desmame?

Não há uma uma pomada ou remédio específico que ajude no desmame. No entanto, existem remédios que ajudam a secar o leite e podem favorecer o desmame, uma vez que se acaba o leite.

Há, ainda assim, mães que tentam de tudo para afastar o bebê do bico do peito. Como? Esfregando nos seios produtos de sabor forte ou amargo, tais com alho, ruibarbo, boldo ou borra de café. Até que ponto isso da resultados? Bom, é provável que o bebê acabe largando o peito se não gostar do sabor que lhe vem à boca quando toca o bico do peito. Podemos nos colocar no lugar do bebê e pensar o quanto deve ser ruim que te preguem uma peça dessa, né? Acho que ninguém gostaria.

Há outras alternativas?

Sim. Se você tem claro desmamar seu bebê, independente da idade que tenha, o melhor é fazer de forma natural e gradativa. A forma abrupta pode gerar traumas no pequeno que você não vai perceber a longo prazo. Por exemplo, mais adiante pode se sentir um sujeito inseguro, com sensação de rejeição... também pode se recusar a provar alimentos por, intuitivamente, pensar que terão sabor forte e amargo.

O desmame é um processo lento e que deve ser feito com paciência. Comece tirando o peito durante o dia, substituindo por alimentos. Tendo em conta os momentos que o bebê tem fome, ofereça-lhe alimentos que o saciem. Converse e explique ao bebê que já não terá o peito. Se ele chora, abrace-o. Torne a explicar-lhe. Uma vez conseguido o desmame diurno, passe ao noturno. Lembre-se sempre de antecipar ao bebê o que vai acontecer nos próximos dias. Isso ajuda muito! O desmame natural é melhor que qualquer medicamento ou remédio caseiro. Isso porque fortalece o vínculo entre mãe e filho, já que todo o processo é conseguido com respeito.

Respondido por Jon Fernandez há 30 dias
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Posso tomar um banho de água quente para aliviar a dor nas costas durante a gravidez? Quais os melhores esportes para grávidas? Algum conselho para acalmar criança nervosa e agitada? Os aplicativos são úteis para controlar movimentos fetais? Qual a frequência da lavagem para bebês? Qual o tratamento para listeriose na gravidez? Qual é a diferença entre Colidis e Colikids? Minha filha de 2 anos come muito pouco. Apenas prova a comida. Como fazer para que coma mais e melhor? Qual a quantidade de soro ideal para lavar o nariz do bebê recém-nascido? Roupas para gestantes? O que é imprescindível? Quais as melhores músicas para dormir bebê? Quando posso começar a dar frutas e comida para o meu bebê? Qual o risco de engravidar numa relação sexual sem proteção? Minha menstruação está atrasada há 4 dias. Costumo ser regular. Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de farmácia? Maca peruana para engravidar: Realmente funciona?