Qual o tratamento para listeriose na gravidez?

1 Resposta

A listeriose é um intoxicação alimentar causada pela bactéria Listeria monocytogenes. Seus sintomas podem se assemelhar ao de uma gripe ou virose. Para a mulher os problemas não são frequentes, muitas são assintomáticas, de fato. A preocupação é com o bebê, já que pode causar meningite fetal, morte fetal ou infecção neonatal.

Quando a doença é diagnosticada na mulher grávida, o tratamento é feito a base de medicamentos antibióticos. A penicilina e a ampicilina são os mais utilizados. O tratamento é indicado por um período de 21 dias. 

A antibioticoterapia é responsável por impedir, na maioria dos casos, o desenvolvimento da listeriose no feto ou no recém-nascido. O tratamento da listeriose em bebês é feito com os mesmos antibióticos que os usados em adultos.

Respondido por Clara Natália Pinto há 4 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Na última ultrassonografia, o médico disse que tudo está bem, mas que o bebê tem dois cistos no cérebro. Estou angustiada. Será grave? Qual pomada para desmame? Quais os sintomas da listeriose na gravidez? Qual melhor creme solar para os bebês? Qual é a melhor postura para dormir durante a gravidez? Quando notamos o bebê mexer na barriga pela primeira vez? O que fazer para meu filho parar de contar mentiras? Tem cinco anos. Já não sei o que fazer. Qual a alimentação ideal para a mulher grávida? O que fazer para aliviar os sintomas de gases na gravidez? Não sei quem é o padre do meu filho. Atualmente tenho 27 semanas de gravidez. Tenho ciclos regulares. No meu último período tive relação com meu namorado atual no dia 13 do ciclo e com meu ex no dia 17. Dúvida cruel. Qual banana dar para o bebê? Estou de 7 semanas de gravidez e não se vê o embrião, apenas o saco gestacional. Por que pode ser perigoso dormir de barriga para cima durante a gravidez? Qual o risco de engravidar numa relação sexual sem proteção? Minha menstruação está atrasada há 4 dias. Costumo ser regular. Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de farmácia?