Por que ocorre a depressão pós-parto?

1 Resposta

Assim como a tristeza pós-parto ou baby blues, a depressão pós-parto estaria relacionada às mudanças hormonais que ocorrem durante e depois do parto. Essas flutuações hormonais podem acabar conduzindo a mulher a um estado de tristeza, ansiedade e depressão, que é mais grave e perdura mais no tempo do que a tristeza pós-parto.

A depressão pós-parto pode afetar qualquer mulher, embora algumas podem ter maior propensão a desenvolvê-la. Por exemplo, aquelas que tem antecedentes de depressão ou com antecedentes familiares de depressão. Também podem favorecer o desenvolvimento do quadro, o estresse grave durante o parto, os problemas médicos durante a gravidez ou depois do parto, bem como a falta de apoio em casa.

Se você sente que pode estar desenvolvendo sintomas de depressão, procure o médico o mais rápido possível. É importante que receba os cuidados necessários o quanto antes. Isso permitirá que você supere o quadro o mais rápido possível e que sua doença não afete tanto o vínculo com seu bebê.

Respondido por Carolina Correia Martins há aproximadamente 1 ano
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Tenho depressão pós-parto. Como posso ter ajuda para melhorar? Quais são os fatores de risco de uma depressão pós-parto tardia? Esqueci de tomar a pílula por 1 dia. Posso engravidar? Como evitar a depressão pós-parto? Depressão pós-parto pode levar à morte? Estou grávida de 2 meses. A partir de quando posso viajar de avião? Por que pode ser perigoso dormir de barriga para cima durante a gravidez? Como tratar a depressão pós-parto tardia? Alguém teve depressão pós parto? Pode relatar como foi? É normal o meu coração bater depressa? É perigoso? Sinto que está mais acelerado. Por que a mulher grávida tem que tomar ácido fólico e iodo? O que mais aliviou sua dor na hora do parto? Por que é importante lavar o nariz do bebê? Por que os bebês menores de 6 meses não devem ser expostos diretamente ao sol? A depressão pós-parto tardia também pode afetar os homens?