Por que alguns bebês nascem cobertos por uma capa branca de gordura e outros não?

1 Resposta

Até a semana 35-36, se forma muito vêrnix (essa capa branca de gordura) sobre a pele de seu bebê. Os que nascem antes do tempo costumam ter mais capa dessa substância. Mas, na verdade, entre os recém-nascidos há muita variação.

Antes se dava banho no bebê assim que nascia, pois se acreditava que essa gordura era uma espécie de ajuda, de lubrificante, para que o bebê nascesse com maior facilidade. Atualmente, se sabe que sua função é bem outra. De fato, os bebês maiores, nascidos depois da semana 40 já absorveram quase todo o vêrnix através da pele, não ficando essa função lubrificante.

O que se aconselha é não lavar os recém-nascidos durante suas primeiras 24 horas de vida. Nada mais nascer, na sala de parto, farão a limpeza do bebê, retirando os restos de sangue de sua carinha, mas se deve permitir que a pele do bebê absorva, naturalmente, todo o vêrnix como se fosse um creme hidratante de luxo.

Então, se o seu bebê nasce sem essa capa ou com pouquinha é porque já a havia absorvido antes do parto.

Respondido por Fabiana Monteiro há 11 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
É possível uma mulher não perceber que está grávida? Por que os bebês menores de 6 meses não devem ser expostos diretamente ao sol?