Por que a mulher grávida tem que tomar ácido fólico e iodo?

1 Resposta

Se você é tentante, seu médico já lhe terá prescrito um suplemento de ácido fólico e iodo. Se você acaba de descobrir que está grávida e não tomava o suplemento, seu médico deve prescrevê-lo o quanto antes.

O ácido fólico é uma vitamina do grupo B que favorece o correto desenvolvimento do sistema nervoso fetal, ajudando a prevenir defeitos no cérebro e medula espinal (defeitos do tubo neural). Ao tomar o ácido fólico, previne-se outras complicações obstétricas, tais como abortos espontâneos, nascimentos prematuros e anemias.

Já o iodo, demonstrou-se que, na dieta da mulher grávida e da mamãe que amamenta no peito, há um déficit da quantidade adequada para o bom desenvolvimento do cérebro fetal. Por outro lado, está contraindicado que se utilizem antisépticos iodados nos cuidados tanto da mãe como da criança.

Respondido por Raissa Barbosa Cardoso há aproximadamente 2 anos
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
O que é a massagem do perineo? Quando começar? Por que não engordo se já estou grávida de 5 meses? Por que é importante lavar o nariz do bebê? Como calcular as semanas de gravidez? Pelos meus cálculos estou grávida de 4 semanas e 2 dias, mas, no teste de farmácia, informa que estou de 1 ou duas semanas. O que fazer se esqueceu de tomar a pílula por 1 dia? Por que o bebê fica com a cabeça quente, mesmo sem febre? O que é a psicose pós-parto? Estou grávida. Por que tenho tanto sono? Esqueci de tomar a pílula por 1 dia. Posso engravidar? Meu filho de 4 anos fica tem crise de ansiedade e nervosismo quando a professora ou outro adulto zangam com ele. É normal? Qual a alimentação ideal para a mulher grávida? O que é a tristeza pós-parto ou baby blues? Que tipo de exercício físico pode fazer durante a gravidez e com que intensidade? Meu filho tem autoestima baixa. Algumas frases positivas que ajudem a motiva-lo? É possível uma mulher não perceber que está grávida?