Parto normal ou parto cesárea? Qual é o melhor?

1 Resposta

Essa é uma dúvida que toda mulher grávida tem. O mais importante, após saber que está grávida, é ler e se informar. Quanto mais informada você estiver, melhor decisão poderá tomar junto a seu médico na hora de trazer seu bebê ao mundo.

O ideal é que o parto seja normal, seguindo o curso natural da vida. A mulher tem o corpo preparado para dar à luz em condições naturais. O que faz muitas mulheres optarem pelo parto cesárea é o medo de não suportar a dor. Tenha em conta que a dor existirá. Pode ser que por momentos seja insuportável. Mas você conseguirá tirar forças de onde seja para ajudar seu bebê nascer. Ainda assim, hoje as técnicas de auxílio à mulher são modernas. Você pode optar pela epidural, o que fará com que não sofra tanto com as dores. E lembre-se, cada corpo é distinto. Há mulheres que tem um parto normal super rápido e outras que demoram bastante.

Uma das várias vantagens do parto normal é a recuperação. Depois do parto você se encontra disposta e inteira para seu bebê. Seu corpo se recupera muito mais rápido já que não tem limitações por conta da cirurgia.

Ainda assim, há casos em que a cesárea é a opção. Por exemplo, quando o bebê não está colocado adequadamente, pode estar em fase de sofrimento, entre outros imprevistos. Tudo deve ser conversado com o médico para estabelecer o melhor plano para o parto.

O que aconselhamos, novamente, é que leia bastante. Não deixe que o medo de sentir dor seja o determinante para optar por um parto cesárea. Leia muito sobre os pós e contras de cada tipo de parto para você e para seu bebê!

Boa sorte!

Respondido por Clara Natália Pinto há 3 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Quanto tempo dura o parto? É normal ter muito calor durante a gravidez? O que é a massagem do perineo? Quando começar? Fiz o teste de farmácia ontem e estou grávida. É seguro ou tenho que voltar a repetir? É normal o meu coração bater depressa? É perigoso? Sinto que está mais acelerado. É certo que o parto cesárea dificulta a amamentação no peito? Não sei quem é o padre do meu filho. Atualmente tenho 27 semanas de gravidez. Tenho ciclos regulares. No meu último período tive relação com meu namorado atual no dia 13 do ciclo e com meu ex no dia 17. Dúvida cruel. Parto normal doi? O desejo sexual aumenta ou diminui durante a gravidez? O que é Nidação? Quando ocorre? E outras perguntas frequentes. Como sei que as contrações que tenho são de Braxton-Hicks ou se são uma ameaça de parto prematuro? É normal sair leite do peito se ainda não nasceu o bebê? O que é a tristeza pós-parto ou baby blues? Roupas para gestantes? O que é imprescindível? Estou grávida do meu segundo filho. É possível ter parto normal depois de já ter tido uma cesárea?