O que fazer para meu filho parar de contar mentiras? Tem cinco anos. Já não sei o que fazer.

1 Resposta

Dizer sempre a verdade pra ele. Somos o maior exemplo que eles tem. É em nós, os pais, que a criança se espelha. Se sempre estamos contando mentiras ou ocultando verdades, como podemos esperar que nos contem o correto.

Outro dia, no parque, íamos de volta para casa. Uma das crianças queria continuar brincando. O pai disse: "vamos até lá ver os patinhos e quando voltarmos passamos por aqui antes de ir para casa". A menina, então, gritou: "não quero ir, porque vocês sempre me prometem e nunca cumprem".

Veja bem, uma criança de 4 anos que chega a dizer isso é porque já deve estar cansada de ser enrolada pelos pais que vivem lhe prometendo e contando o que não é a verdade ou a realidade. Quando se da conta de o que dizem não é a verdade, se sente frustrada.

Com o tempo, ela acaba entrando na dinâmica de mentir a seus pais. Percebe que, ocultando fatos, consegue coisas que deseja. Por exemplo, o menino sabe que se contar que quebrou o copo vai apanhar. Então, como deseja que a mãe não bata nele, mente dizendo que não foi ele.

Quando se dão essas situações, é clara a quebra de confiança entre pais e filhos. O importante é estabelecer esse vínculo de confiança, para que todos possam se sentir confiantes para contar a verdade sempre.

Respondido por Daniela Aparecida Dias há mais de 1 ano
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Não sei quem é o padre do meu filho. Atualmente tenho 27 semanas de gravidez. Tenho ciclos regulares. No meu último período tive relação com meu namorado atual no dia 13 do ciclo e com meu ex no dia 17. Dúvida cruel. Estou grávida do meu segundo filho. É possível ter parto normal depois de já ter tido uma cesárea? Estou grávida de 30+4 semanas. Estou preocupada porque, durante as medições, o médico constatou que a cabeça do bebê tem medidas de quatro semanas mais. Pode ser que tenha alguma anomalia? Pode haver erro de medição? Posso viajar de barco estando grávida? Estou esperando meu primeiro filho. Estou de 18 semanas. Há alguns meses tínhamos pensado fazer um cruzeiro marítimo. Sabem se há alguma restrição para grávidas? Tenho 22 anos e sou mãe de uma bebê de 1 ano. Sou mãe solteira e vivo na casa dos meus pais. Não aguento mais minha mãe interferindo na forma como crio minha filha. Como faço para ela entender que é vó e a mãe sou eu? Meu filho tem 2 anos e 7 meses e sempre sofreu com pequenas espinhas que brotam nos braços e nas bochechas. Ele tem pele atópica e, ainda que passe os produtos prescritos pelo pediatra, sempre retornam. O que fazer quando o bebê não quer mamar? O que fazer se esqueceu de tomar a pílula por 1 dia? Meu filho tem autoestima baixa. Algumas frases positivas que ajudem a motiva-lo? Meu filho de 4 anos fica tem crise de ansiedade e nervosismo quando a professora ou outro adulto zangam com ele. É normal? O que fazer para aliviar os sintomas de gases na gravidez? Minha menstruação está atrasada há 4 dias. Costumo ser regular. Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de farmácia? Não suporto minha filha de 7 anos. Tudo o que faz me irrita. Só tenho paz quando não está. Sinto-me culpada. O que fazer? Posso fazer mal ao meu bebê por ter prisão de ventre, já que tenho que fazer muita força na hora de ir ao banheiro? O que fazer para evitar os gases durante a gravidez