O que é uma depressão pós-parto?

1 Resposta

Há mulheres que vivenciam uma tristeza e um esgotamento ainda mais profundo durante o pós-parto do que o habitual. Os sintomas da depressão pós-parto se desencadeiam pelo nascimento do bebê.

Geralmente, pode começar pouco antes de dar ou luz ou em qualquer momento até os 12 meses depois do parto.

Uma mulher com depressão pós-parto pode se sentir triste, desesperada, com vontade de chorar contínua, ansiosa, muito desanimada, inquieta, inútil e/ou sozinha. Também pode:

  • ter problemas para se concentrar ou para completar as tarefas cotidianas
  • perder o apetite ou deixar se interessar pela comida
  • sentir que não é boa mãe
  • perder o interesse por seu bebê ou estar muito preocupada pela saúde do pequeno 
  • sentir-se estressada pela situação e acreditar que não há esperanças de as coisas melhorarem.

Ter sentimentos e pensamentos como isso é doloroso para qualquer mulher, sobretudo em uma época em que se supõe que deveria se sentir feliz. Muitas mulheres não clamam por socorro e consideram isso um sinal de debilidade. Não o é. Caso não possa com toda o turbilhão de emoções que está vivendo, peça ajuda aos familiares e amigos e procure ajuda especializada.

Respondido por Heloisa Yasmin há mais de 1 ano
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
O que é a tristeza pós-parto ou baby blues? Tenho depressão pós-parto. Como posso ter ajuda para melhorar? Como evitar a depressão pós-parto? Como sei que as contrações que tenho são de Braxton-Hicks ou se são uma ameaça de parto prematuro? É possível uma mulher não perceber que está grávida? O que é a depressão pós-parto tardia? Quais os sintomas da depressão pós-parto? Por que alguns bebês nascem cobertos por uma capa branca de gordura e outros não? Depressão pós-parto pode levar à morte? Como tratar a depressão pós-parto tardia? Estou grávida do meu segundo filho. É possível ter parto normal depois de já ter tido uma cesárea? É verdade que as mulheres fazem coco durante o parto? É normal o meu coração bater depressa? É perigoso? Sinto que está mais acelerado. Como sei se o que noto é meu bebê se mexendo e não gases ou movimento da barriga? Por que ocorre a depressão pós-parto?