O que é Nidação? Quando ocorre? E outras perguntas frequentes.

1 Resposta

De repente, no meio do seu ciclo menstrual, você nota a calcinha manchada de sangue. Entra em desespero. O que será? O mais provável que seja um indicativo de que se deu a nidação, ou seja, o processo de implantação do óvulo fecundado (zigoto) na parede do endométrio. Isso pode ser um indicativo forte de que você possa ter engravidado.

O que é nidação?

Ampliando a informação, nidação é o processo de fixação do óvulo fecundado na Trompa de Falópio que migrou para o útero. Esse óvulo se fixa na mucosa do endométrio, parede que reveste a parte do útero. É uma das primeiras etapas do início da gravidez. Ocorre que esse processo pode acabar gerando um sangramento fora do período menstrual o que pode preocupar a muitas mulheres que tem o ciclo regular. 

O que é o sangramento de nidação?

O sangramento é um dos indícios do processo de nidação. Ele ocorre porque, ao se fixar no endométrio, o zigoto colabora para o processo de escamação de pequenas partes da camada endometrial que acabam sendo expelidas pelo organismo.

Como é o sangramento de nidação? Qual é a cor? Tem cheiro?

O sangramento de nidação se apresenta como um fluxo pequeno e sua cor varia do tom rosado ao marrom. Não tem cheiro.

O que acontece depois da nidação?

Posterior à nidação vem a concretização gestação. Após o zigoto se implantar na camada do endométrio, passa a receber oxigênio e demais nutrientes para o desenvolvimento do saco gestacional e crescimento do feto. 

Se você é tentante e tem o ciclo regular, caso tenha tido sangramento de nidação, ao final do período deve realizar o teste de farmácia para confirmar a gravidez. Não é necessário esperar os sintomas. Ao identificar o estado gestacional, é importante ir a uma consulta com seu ginecologista para dar início ao pré-natal. 

Caso você seja tentante (ou não) e teve nidação assintomática, espere o atraso menstrual ou o aparecimento de quaisquer outros indicativos da gravidez.

Quando ocorre a nidação?

Quando ocorre a implantação, o organismo envia sinais para evitar que se produza a menstruação. Serão 14 dias após a fecundação que o embrião estará firmemente fixado em seu novo lar. Em algumas ocasiões, como já explicado, pode se dar um ligeiro sangramento que coincide com o momento que deveria vir a menstruação. Daí que podem se confundir. Mais abaixo, explico as diferenças entre nidação e menstruação para que você tenha em conta sobre como diferenciar.

Quanto tempo dura a nidação?

O processo de nidação ocorre tanto em gestação natural como aquela decorrente de algum tratamento de fertilização. Leva em média entre cinco a sete dias para ocorrer. Isto é, entre a formação do zigoto até a implantação no útero pode demorar até uma semana. É durante esse tempo que pode se dar o sangramento, com duração média de três dias.

Quanto tempo após a relação ocorre a nidação?

É difícil precisar, pois a nidação está relacionada a quando se deu o período fértil da mulher. Se a fecundação ocorreu, os sintomas de nidação podem aparecer entre 7 e 15 dias após o período fértil.

Quanto tempo depois da fecundação ocorre a nidação?

Desde a fecundação, 14 dias demorará até se produz a implantação do embrião nas paredes do útero materno, onde deve continuar se desenvolvendo até o dia de seu nascimento.

Quanto tempo dura o sangramento de nidação?

O sangramento de nidação dura no máximo dois ou três dias.

Quanto tempo depois da nidação aparecem os sintomas de gravidez?

Se você tem um ciclo menstrual regular, o melhor é aguardar a data da próxima menstruação para confirmar ou não a gravidez através do teste de farmácia. Os sintomas tendem a vir nos dias seguintes ao atraso da menstruação.

Quanto tempo depois da nidação posso fazer o teste?

Em geral, logo após 2 ou 3 dias após o sangramento de nidação, você pode fazer um teste de gravidez. Caso dê negativo, espere uns dias mais para repetir. Confirmando que é negativo, consulte o médico pois o sangramento pode ser por outro motivo.

Nidação ou menstruação?

Essa é uma pergunta frequente de muitas mulheres. De repente um sangramento. Muitas mulheres, especialmente aquelas de ciclos menstruais irregulares podem achar que era menstruação, quando, na realidade, tratava-se de uma nidação. 

Há uma diferença entre esses fenômenos no corpo feminino. A menstruação tem duração média de cinco a sete dias e se da a cada 28 dias em média, em mulheres com ciclos regulares. Sua cor é um vermelho mais vibrante, tornando-se mais claro com o passar dos dias. A menstruação evidencia que a mulher não está grávida. 

Já o sangramento de nidação ocorre fora do período menstrual e pode ter tom rosado ou marrom. Sua duração é de um máximo de três dias e pode ser considerado um dos sintomas de gravidez. Trata-se de um sangramento leve e não contínuo. 

O que pode ser indicativo de alerta para você?

Então, se o sangramento de nidação for superior a três dias, tiver color vermelho vivo e for intenso. Consulte com seu especialista. 

A nidação é um indicativo de gravidez quando a mulher apresenta um atraso menstrual superior a 15 dias. Bom, a menstruação atrasada pode ser um dos indicativos de gravidez. Então, se você é tentante, não precisa esperar o atraso de 15 dias. Ao notar o atraso menstrual, pode fazer o teste de farmácia já nos primeiros dias da falta. Caso dê negativo e persista o atraso, repita o exame. Se for negativo, consulte com seu médico para ver a possível causa.

Quais são os sintomas de nidação?

Nidação dá cólica? Essa costuma ser uma das dúvidas frequentes, especialmente das mulheres tentantes. Na maioria das mulheres, o processo de nidação passa sem ser notado. Não há sangramento nem dor. Em outras palavras, toda mulher passa pelo processo de nidação, mas nem todas apresentam o sangramento. E, mais, você pode ter sangramento de nidação em uma gravidez e em outra não. 

Enfim, varia bastante de mulher a mulher e de gestação a gestação. Ainda que, na maioria das vezes a nidação seja assintomática, é possível que a mulher atenta note mudanças no corpo, como leve dor pélvica ou cólica. Há outras que apresentam sintomas típicos da gravidez, tais como enjoos, vômitos e sonolência. 

Por que isso ocorre? Isso se da pela produção do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG), identificado como hormônio da gravidez. O HCG e outros hormônios tornam-se responsáveis por proteger o feto, impedindo, assim, que o organismo tente expeli-lo.

Respondido por Lara Sousa Oliveira há 3 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Por que a mulher grávida tem que tomar ácido fólico e iodo? Corrimento branco: o que pode ser? É possível uma mulher não perceber que está grávida? É normal sair leite do peito se ainda não nasceu o bebê? O que fazer para evitar os gases durante a gravidez Estou grávida de 30+4 semanas. Estou preocupada porque, durante as medições, o médico constatou que a cabeça do bebê tem medidas de quatro semanas mais. Pode ser que tenha alguma anomalia? Pode haver erro de medição? Tive relações sexuais com meu marido e, no dia seguinte, ao fazer xixi, saiu um tom rosinha, seguido de um fluxo marrom. Por que ocorre isso? Fiz o teste de farmácia ontem e estou grávida. É seguro ou tenho que voltar a repetir? O que fazer se esqueceu de tomar a pílula por 1 dia? O que mais aliviou sua dor na hora do parto? Quando notamos o bebê mexer na barriga pela primeira vez? Menino ou menina? Quando saberei o sexo do bebê? Estou de 7 semanas de gravidez e não se vê o embrião, apenas o saco gestacional. A partir de quando posso escutar o coração do bebê? Depois de ter tido o bebê, sinto dores durante as relações sexuais com meu marido. É normal?