De repente, no meio do seu ciclo menstrual, você nota a calcinha manchada de sangue. Entra em desespero. O que será? O mais provável que seja um indicativo de que se deu a nidação, ou seja, o processo de implantação do óvulo fecundado (zigoto) na parede do endométrio. Isso pode ser um indicativo forte de que você possa ter engravidado.
O que é nidação?
Ampliando a informação, nidação é o processo de fixação do óvulo fecundado na Trompa de Falópio que migrou para o útero. Esse óvulo se fixa na mucosa do endométrio, parede que reveste a parte do útero. É uma das primeiras etapas do início da gravidez. Ocorre que esse processo pode acabar gerando um sangramento fora do período menstrual o que pode preocupar a muitas mulheres que tem o ciclo regular.
O que é o sangramento de nidação?
O sangramento é um dos indícios do processo de nidação. Ele ocorre porque, ao se fixar no endométrio, o zigoto colabora para o processo de escamação de pequenas partes da camada endometrial que acabam sendo expelidas pelo organismo.
Como é o sangramento de nidação? Qual é a cor? Tem cheiro?
O sangramento de nidação se apresenta como um fluxo pequeno e sua cor varia do tom rosado ao marrom. Não tem cheiro.
O que acontece depois da nidação?
Posterior à nidação vem a concretização gestação. Após o zigoto se implantar na camada do endométrio, passa a receber oxigênio e demais nutrientes para o desenvolvimento do saco gestacional e crescimento do feto.
Se você é tentante e tem o ciclo regular, caso tenha tido sangramento de nidação, ao final do período deve realizar o teste de farmácia para confirmar a gravidez. Não é necessário esperar os sintomas. Ao identificar o estado gestacional, é importante ir a uma consulta com seu ginecologista para dar início ao pré-natal.
Caso você seja tentante (ou não) e teve nidação assintomática, espere o atraso menstrual ou o aparecimento de quaisquer outros indicativos da gravidez.
Quando ocorre a nidação?
Quando ocorre a implantação, o organismo envia sinais para evitar que se produza a menstruação. Serão 14 dias após a fecundação que o embrião estará firmemente fixado em seu novo lar. Em algumas ocasiões, como já explicado, pode se dar um ligeiro sangramento que coincide com o momento que deveria vir a menstruação. Daí que podem se confundir. Mais abaixo, explico as diferenças entre nidação e menstruação para que você tenha em conta sobre como diferenciar.
Quanto tempo dura a nidação?
O processo de nidação ocorre tanto em gestação natural como aquela decorrente de algum tratamento de fertilização. Leva em média entre cinco a sete dias para ocorrer. Isto é, entre a formação do zigoto até a implantação no útero pode demorar até uma semana. É durante esse tempo que pode se dar o sangramento, com duração média de três dias.
Quanto tempo após a relação ocorre a nidação?
É difícil precisar, pois a nidação está relacionada a quando se deu o período fértil da mulher. Se a fecundação ocorreu, os sintomas de nidação podem aparecer entre 7 e 15 dias após o período fértil.
Quanto tempo depois da fecundação ocorre a nidação?
Desde a fecundação, 14 dias demorará até se produz a implantação do embrião nas paredes do útero materno, onde deve continuar se desenvolvendo até o dia de seu nascimento.
Quanto tempo dura o sangramento de nidação?
O sangramento de nidação dura no máximo dois ou três dias.
Quanto tempo depois da nidação aparecem os sintomas de gravidez?
Se você tem um ciclo menstrual regular, o melhor é aguardar a data da próxima menstruação para confirmar ou não a gravidez através do teste de farmácia. Os sintomas tendem a vir nos dias seguintes ao atraso da menstruação.
Quanto tempo depois da nidação posso fazer o teste?
Em geral, logo após 2 ou 3 dias após o sangramento de nidação, você pode fazer um teste de gravidez. Caso dê negativo, espere uns dias mais para repetir. Confirmando que é negativo, consulte o médico pois o sangramento pode ser por outro motivo.
Nidação ou menstruação?
Essa é uma pergunta frequente de muitas mulheres. De repente um sangramento. Muitas mulheres, especialmente aquelas de ciclos menstruais irregulares podem achar que era menstruação, quando, na realidade, tratava-se de uma nidação.
Há uma diferença entre esses fenômenos no corpo feminino. A menstruação tem duração média de cinco a sete dias e se da a cada 28 dias em média, em mulheres com ciclos regulares. Sua cor é um vermelho mais vibrante, tornando-se mais claro com o passar dos dias. A menstruação evidencia que a mulher não está grávida.
Já o sangramento de nidação ocorre fora do período menstrual e pode ter tom rosado ou marrom. Sua duração é de um máximo de três dias e pode ser considerado um dos sintomas de gravidez. Trata-se de um sangramento leve e não contínuo.
O que pode ser indicativo de alerta para você?
Então, se o sangramento de nidação for superior a três dias, tiver color vermelho vivo e for intenso. Consulte com seu especialista.
A nidação é um indicativo de gravidez quando a mulher apresenta um atraso menstrual superior a 15 dias. Bom, a menstruação atrasada pode ser um dos indicativos de gravidez. Então, se você é tentante, não precisa esperar o atraso de 15 dias. Ao notar o atraso menstrual, pode fazer o teste de farmácia já nos primeiros dias da falta. Caso dê negativo e persista o atraso, repita o exame. Se for negativo, consulte com seu médico para ver a possível causa.
Quais são os sintomas de nidação?
Nidação dá cólica? Essa costuma ser uma das dúvidas frequentes, especialmente das mulheres tentantes. Na maioria das mulheres, o processo de nidação passa sem ser notado. Não há sangramento nem dor. Em outras palavras, toda mulher passa pelo processo de nidação, mas nem todas apresentam o sangramento. E, mais, você pode ter sangramento de nidação em uma gravidez e em outra não.
Enfim, varia bastante de mulher a mulher e de gestação a gestação. Ainda que, na maioria das vezes a nidação seja assintomática, é possível que a mulher atenta note mudanças no corpo, como leve dor pélvica ou cólica. Há outras que apresentam sintomas típicos da gravidez, tais como enjoos, vômitos e sonolência.
Por que isso ocorre? Isso se da pela produção do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG), identificado como hormônio da gravidez. O HCG e outros hormônios tornam-se responsáveis por proteger o feto, impedindo, assim, que o organismo tente expeli-lo.