O que é a tristeza pós-parto ou baby blues?

1 Resposta

O nascimento do bebê, especialmente se é o primeiro filho, gera um turbilhão de novas emoções nas mulheres. Ao mesmo tempo que vivem a alegria pela chegada do novo membro à família, pode experimentar ansiedade e tristeza. A tristeza no pós-parto, também conhecida como baby blues é normal e dura entre uns dias até umas duas semanas depois do parto. Se não desaparece por si só, é importante comunicar a seu médico, pois pode ser que seu quadro seja mais intenso e tenha evoluído a uma depressão pós-parto.

Dentre os sintomas que notará estão as mudanças drásticas de humor: passar da euforia ao choro, sentir-se irritável, notar-se mais sensível do normal, sentir ansiedade ou tristeza, dificuldade para se concentrar e problemas para dormir.

Essa nova etapa é dura e difícil, ainda que você conviva com uma atmosfera linda de experimentação do amor incondicional pela nova criatura. Peça ajuda sempre que necessitar. Contar com apoio é fundamental para que essa etapa seja vivenciada com mais naturalidade.

Respondido por Fabiana Monteiro há aproximadamente 1 ano
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
É verdade que as mulheres fazem coco durante o parto? O que é Nidação? Quando ocorre? E outras perguntas frequentes. Por que a mulher grávida tem que tomar ácido fólico e iodo? O que é a listeriose? Alguém teve durante a gravidez? É normal o meu coração bater depressa? É perigoso? Sinto que está mais acelerado. Por que é importante lavar o nariz do bebê? Minha filha de 2 anos come muito pouco. Apenas prova a comida. Como fazer para que coma mais e melhor? A partir de quando posso escutar o coração do bebê? Que tipo de exercício físico pode fazer durante a gravidez e com que intensidade? Por que o bebê fica com a cabeça quente, mesmo sem febre? Como evitar a depressão pós-parto? Anisocitose na gravidez - O que é, sintomas, causas, tipos e tratamento Parto normal ou parto cesárea? Qual é o melhor? Fiz o teste de farmácia ontem e estou grávida. É seguro ou tenho que voltar a repetir? Como tratar a depressão pós-parto tardia?