O que é a síndrome mão-pé-boca?

1 Resposta

A síndrome mão-pé-boca é causada pelo vírus coxsackie, um vírus que se propaga pela tosse, espirro e saliva, além das fezes contaminadas.

Seus principais sintomas são as lesões de manchas ou bolhas vermelhas bem dolorosas que aparecem, principalmente, nas palmas das mãos, plantas dos pés e região oral, podendo haver lesões, inclusive na garganta. Antes mesmo das lesões aparecerem, a criança pode ter alguns picos de febre.

A doença também pode atingir os adultos, embora nas crianças deixam os maiores incômodos.

Se o seu filho estiver infectado, melhor ficarem afastadas da escola, já que é uma doença infecciosa, ou seja, passa para as outras crianças. O diagnóstico é clínico e pode ser feito por qualquer médico qualificado.

Para a maioria dos casos, é recomendado a ingestão de alimentos mais pastosos e não ácidos, além de preferência na temperatura ambiente pra mais fria.

Os sintomas começam a desaparecer entre o 5º e 7º dia em média.

Respondido por Mariane Alana Rodrigues há 12 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Bebê que mama no peito regurgita mais do que o que toma mamadeira? Por que a mulher grávida tem que tomar ácido fólico e iodo? Corrimento branco: o que pode ser? Por que o bebê fica com a cabeça quente, mesmo sem febre? Anisocitose na gravidez - O que é, sintomas, causas, tipos e tratamento O que é a tristeza pós-parto ou baby blues? É verdade que as mulheres fazem coco durante o parto? Qual a quantidade de soro ideal para lavar o nariz do bebê recém-nascido? O que é a psicose pós-parto? Se o bebê golfa muito lento, é melhor repetir a mamada? Parto normal ou parto cesárea? Qual é o melhor? Quando posso começar a dar frutas e comida para o meu bebê? Com que idade é normal que a criança desfralde? O que é a massagem do perineo? Quando começar? Que tipo de exercício físico pode fazer durante a gravidez e com que intensidade?