O que é a listeriose? Alguém teve durante a gravidez?

1 Resposta

A listeriose é um tipo de intoxicação alimentar. É causada pela bactéria Listeria monocytogenes. Toda mulher grávida deve tomar cuidado durante a gravidez com algumas doenças. Por isso é muito importante estar atenta aos sinais do próprio corpo. 

A listeriose, na gravidez, pode ser muito grave, em especial para o feto. Para a mulher, a doença se manifesta, frequentemente, como assintomática e auto-limitada. Seus sintomas se assemelham aos de uma gripe, podendo chegar a problemas gastrointestinais ou urinários. Raramente, a mulher desenvolve as formas mais graves da doença, como a meningoencefalite ou endocardite. 

Está claro que, a preocupação passa a ser com o feto, já que a listeriose, durante a gravidez, pode causar meningite fetal, morte fetal ou infecção neonatal. A infeccção causada pela bactéria durante os dois primeiros trimestres pode acabar levando ao risco de morte fetal se não for tratada, adequadamente, e a tempo.

Respondido por Stefany Lorena Martins há 7 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Quantos quilos posso ganhar durante a gravidez? Se o bebê golfa muito lento, é melhor repetir a mamada? Menstruação atrasada: o que pode ser? O que fazer? Posso tomar um banho de água quente para aliviar a dor nas costas durante a gravidez? Por que pode ser perigoso dormir de barriga para cima durante a gravidez? O que é Nidação? Quando ocorre? E outras perguntas frequentes. É certo que o parto cesárea dificulta a amamentação no peito? Alguém teve depressão pós parto? Pode relatar como foi? Qual o tratamento para listeriose na gravidez? Posso comer chocolate durante a gravidez? Durante a gravidez, brotaram celulite em mim. Alguém sabe como posso tratar e reduzir? Qual é a melhor postura para dormir durante a gravidez? É verdade que as mulheres fazem coco durante o parto? Que tipo de exercício físico pode fazer durante a gravidez e com que intensidade? O que fazer quando o bebê não quer mamar?