O que é a depressão pós-parto tardia?

1 Resposta

Muitas mulheres sofrem de depressão pós-parto no período do puerpério. Trata-se de um episódio de depressão grave associado ao parto. Ainda que muita gente pense que a depressão aparece imediatamente depois do parto, nem sempre é assim. Em muitos casos, dados às mudanças hormonais bruscas que ocorrem depois do parto, a depressão pode aparecer entre as semanas 4 e 6 depois do parto. Entretanto, há outras mulheres cujos sintomas aparecem tardiamente, durante os primeiros 18 meses de vida do bebê.

Nesses casos, pode ser que seja mais difícil de diagnosticar. As mães, logo que dão à luz, vão ao médico nos primeiros meses para acompanhar a evolução clínica no pós-parto, mas depois deixam de ir. A falta de atenção médica pode atrasar o diagnóstico dessa doença tardia.

Os médicos acreditam que a depressão pós-parto tardia também esteja associada ao pouco apoio que as mulheres recebem nas primeiras semanas de vida do bebê. Pode se sentir sozinha, cansada e triste.

Respondido por Juliana Duarte há 5 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Quais os sintomas da depressão pós-parto? Como ajudar alguém com uma depressão pó-parto? Parto normal ou parto cesárea? Qual é o melhor? Quais são os sintomas da depressão pós-parto tardia? O que é a síndrome mão-pé-boca? O que é a massagem do perineo? Quando começar? O que é uma depressão pós-parto? Menstruação atrasada: o que pode ser? O que fazer? A depressão pós-parto tardia também pode afetar os homens? Por que é importante lavar o nariz do bebê? Depressão pós-parto tem cura? Como evitar a depressão pós-parto? Anisocitose na gravidez - O que é, sintomas, causas, tipos e tratamento Quais são os fatores de risco de uma depressão pós-parto tardia? Depois de ter tido o bebê, sinto dores durante as relações sexuais com meu marido. É normal?