O cocô do meu bebê está verde. É normal?

2 Respostas

É normal que as primeiras fezes do bebê, que recebem o nome de mecônio, tenha uma cor verde escura, quase preta. Essa tonalidade se deve às substâncias que, durante a gravidez, foi acumulando no intestino. Entretanto, a cor verde também pode ser sinal de alguma infecção no intestino, de intolerância a algum alimento ou algum medicamento administrado. Até mesmo, pela mudança do leite.

Então, essas são algumas das causas das fezes verdes no bebê:

Mecônio - fezes do recém-nascido que estão composta por um material viscoso verde-escuro que contém líquido amniótico, bílis, células e secreções intestinais. Tende a perder a cor em uns quantos dias.

Leite materna - bebês que tomam leite materna podem apresentar fezes verdes, já que o alimento é rico em lactose e apresenta menor conteúdo de gordura.

Mudança para leite de fórmula - durante a mudança, a tonalidade do cocô pode passar a verde, já que se trata de uma adaptação ao novo alimento.

Infecção Intestinal - As infecções fazem com que o trânsito intestinal seja mais rápido. Logo, ao estar menos tempo no intestino, a bílis, substância verdosa responsável por digerir as gorduras, se encontra menos tempo no intestino e é expulsa mais rapidamente.

Ingestão de alguns alimentos de coloração verde - Durante a introdução alimentar, quando o bebê ingere alimentos de cor verde como espinafres, brócoli ou alface.

Ingestão de medicamentos - Alguns remédios, como os antibióticos, podem fazer com que mude a tonalidade das fezes do bebê.

Se notar que o cocô do bebê está verde, tenha em conta as causas acima. Ainda assim, na dúvida, consulte o pediatra.

Respondido por Yasmin da Cruz há 10 meses
5 votos positivos

Já aconteceu com o meu bebê. Fiquei assustada quando vi o cocô verde. Só depois me dei conta que podia ser por ter comido espinafre. Não cheguei a ir ao médico. Esperei a seguinte vez que fez cocô e observei que suas fezes já estavam normais.

Respondido por Maria Araujo há 10 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Como ajudar o bebê a dormir? Quando posso começar a dar frutas e comida para o meu bebê? Como tratar dermatite atópica do bebé? Tenho 22 anos e sou mãe de uma bebê de 1 ano. Sou mãe solteira e vivo na casa dos meus pais. Não aguento mais minha mãe interferindo na forma como crio minha filha. Como faço para ela entender que é vó e a mãe sou eu? Bebê que regurgita muito. É perigoso se afogar durante a noite? Como fazer a higiene nasal do bebê corretamente? Meu bebê nasceu no verão. Posso ir à praia? Tenho medo de lavar o nariz do bebê com uso da seringa. Como fazer o bebê dormir no quarto sozinho? Por que é importante lavar o nariz do bebê? Meu bebê tem 9 meses e não consegue engatinhar. Apenas se arrasta. É normal? Meu filho tem 2 anos e 7 meses e sempre sofreu com pequenas espinhas que brotam nos braços e nas bochechas. Ele tem pele atópica e, ainda que passe os produtos prescritos pelo pediatra, sempre retornam. Como faço para que meu bebê não jogue tudo no chão? Qual a quantidade de soro ideal para lavar o nariz do bebê recém-nascido? É normal sair leite do peito se ainda não nasceu o bebê?