Meu filho de 4 anos fica tem crise de ansiedade e nervosismo quando a professora ou outro adulto zangam com ele. É normal?

1 Resposta

É um pouco complicado sugerir ideias eficazes para a ansiedade vivida pelo seu filho apenas com a informação que você apresenta. Tentarei colocar um pouco de luz à sua sombra, ok?!

O que me parece claro que seu filho é uma criança sensível e discreto, não gostando de ser o centro da atenção. Logo, quando um adulto zanga com ele, sua reação é o desencadear de uma crise nervosa por sentir-se mal de não corresponder ao esperado. Em outras palavras, responde melhor aos reforços positivos que aos negativos.

Aqui, uma parte implicada em ajudar a criança é o pai e a mãe. Como? Conversando com a criança. Evitar excessos de elogios, pois isso afaga o ego e não ajuda a que lide bem com situações de frustração. E, também, evitar uma educação baseada em gritos e castigos que acabam por baixar a autoestima da criança que se sente incapaz de fazer algo corretamente.

A partir do momento que você identifica o que está em excesso na criação do menino (elogios ou gritos e castigos), você conseguirá buscar um equilíbrio. A criança deve saber que o que faz de positivo é legal e apreciado. Mas também, que o que faz de negativo também tem sua oportunidade de ser corrigida, de uma forma respeitosa. A criança não tem que fazer tudo para corresponder às nossas expectativas. Pense que é um menino de 4 anos. Não tem como ser um mini adulto. Não podemos cobrar-lhe perfeição.

Também vale a pena você conversar com a professora para saber como está a relação da criança com outras crianças. Se ele tem dificuldades de se socializar, é provável que, ao ser colocado como centro na sala de aula de forma negativa, acabe por provocar-lhe ansiedade e nervosismo.

Se a sua forma de lidar com os problemas persiste, o melhor é recorrer ao pediatra para que possa recomendar-lhe um psicólogo infantil.

Respondido por Nicole Bernardes há 3 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Meu filho de 4 anos fica tem crise de ansiedade e nervosismo quando a professora ou outro adulto zangam com ele. É normal?