Maca peruana para engravidar: Realmente funciona?

1 Resposta

Para várias mulheres, o sonho de ser mãe pode custar a se realizar dados os problemas de fertilidade. É preciso recorrer a tratamentos que ajudem homens e mulheres a conseguir o desejado positivo. Se bem que é certo que há muitas técnicas científicas avançadas que ajudam a potencializar a fertilidade, a mulher e/ou o homem podem contar com ajuda de produtos naturais que podem ajudar a aumentar a capacidade reprodutiva. Esse é o caso do uso da maca peruana para engravidar. Talvez você ainda não tenha lido sobre o tema. Trataremos de esclarecê-lo nesta publicação. Mostraremos o que é a maca peruana, como ajuda no equilíbrio hormonal, forma adequada do tratamento e possíveis efeitos colaterais. 

O que é a maca peruana?

A maca peruana, ou Lepidium Meyenii, é uma das plantas mais antigas oriundas das altas regiões andinas do Peru, por cima dos 4.000 m a nível do mar. 

Trata-se de um tubérculo da família das crucíferas (brócolis, mostarda, couve-flor), rico em minerais (cobre, ferro, cálcio, zinco), em vitaminas do grupo B e substâncias de efeitos estimulantes. 

Tradicionalmente, os incas a utilizavam como complemento alimentar dado seu elevado poder antioxidante para tonificar o organismo, tratar os problemas de fertilidade e melhorar os problemas de libido. Além disso, é uma planta que possui uma ação hipolipemiante, diminuindo o LDL colesterol e os triglicerídeos, podendo ser útil para combater a anemia ferropênica. Atualmente é uma planta muito recomendada para amenizar o estresse causado pelo ritmo acelerado de vida e pela idade. 

Estudos realizados nas últimas décadas comprovam as boas qualidades da planta para a fertilidade e suas propriedades afrodisíacas, tanto em homens como em mulheres.

Nutrientes vitais da maca peruana

Na seguinte tabela, você encontra os altos valores nutricionais e energéticos existentes na raiz desta planta. Além de todos esses elementos, destaca-se a presença das vitaminas B, C e E e de quatro alcaloides (macainas).

Quais as propriedades terapêuticas e os benefícios da maca peruana para a fertilidade?

  • Em homens, melhora a função da próstata, aumentando a quantidade e a mobilidade dos espermatozoides.
  • Em mulheres, a maca peruana pode se ver refletida em uma melhora dos níveis hormonais durante o ciclo menstrual.
  • Aumento da potencia sexual (em homens) e melhoria em relação à sequidade vaginal e à falta de desejo feminino.
  • Colabora para regular a segregação de testosterona, o que pode ser interessante para diminuir níveis muito altos deste hormônio. 
  • Pode influir sobre as glândulas pituitária e o hipotálamo. Essas glândulas ativam os ovários, testículos, adrenais, tireoides e pâncreas, melhorando seu funcionamento.
  • Ao aportar um grande número de nutrientes, aumenta nosso nível de energia física e mental.

Como usar a maca peruana para engravidar. Por quanto tempo?

A dose recomendada é de 1 g por pó encapsulado de raiz de maca ao dia, durante um período mínimo de 3 a 6 meses. 

A raiz pode ser encontrada em diferentes formatos (maca em pó ou farinha de maca ou, ainda, cápsulas de extrato) em lojas de produtos biológicos ou de produtos naturais. 

No caso da maca em pó, a quantidade aconselhada é de 5 a 15 gr. por porção. Apenas deve cozinha-la com água ou leite para elaborar bebidas. Ou, também, pode mistura-la com sucos de frutas e verduras, molhos ou vitaminas. 

Para uso de cápsulas de extrato, pode ser tomado como suplemento ou em tratamentos nutricionais. As doses variam entre 3 e 6 cápsulas ao dia.

Quais os possíveis efeitos colaterais de um tratamento natural com maca peruana?

Está contraindicada durante a gravidez. É recomendável interromper seu uso quando se confirma a gravidez. 

De acordo com estudos realizados, a planta carece de efeitos secundários. Ainda assim, em casos isolados, foram descritas reações adversas estomacais. Isso pode se relacionar com a qualidade do preparado que se tome. Se a maca não é de origem biológica, poderia estar contaminada com pesticidas. 

Respondido por Mariana Oliveira Rodrigues há 3 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Qual o risco de engravidar numa relação sexual sem proteção? É possível engravidar já estando grávida? Quais as melhores músicas para dormir bebê? É possível engravidar amamentando? Leite ninho para bebe de 6 meses Qual a quantidade de soro ideal para lavar o nariz do bebê recém-nascido? O que fazer para evitar os gases durante a gravidez Qual é a melhor postura para dormir durante a gravidez? Qual banana dar para o bebê? Quais os melhores esportes para grávidas? Chicória com maná para bebês e crianças O que fazer para aliviar os sintomas de gases na gravidez? Por que pode ser perigoso dormir de barriga para cima durante a gravidez? Receitas de Muffins para bebês? Esqueci de tomar a pílula por 1 dia. Posso engravidar?