Grávida pode tomar paracetamol?

1 Resposta

O ideal é que você não tome nenhum medicamento durante a gravidez. Entretanto, isto nem sempre é possível, pois você pode sofrer de doenças durante a gravidez que requerem algum tipo de medicação.

Paracetamol é um dos poucos medicamentos que os médicos prescrevem para a maioria das mulheres grávidas para tratar doenças e condições comuns. Pode ser prescrito, por exemplo, para aliviar alguns dos sintomas comuns da gravidez, tais como dor nas costas, dor de cabeça prolongada, infecção com febre ou queimação no estômago.

A dúvida que toda mulher tem é: este remédio pode fazer mal para meu bebê? Então, algumas pesquisas recentes descobriram que o uso continuado de paracetamol durante a gravidez pode ter efeitos colaterais para o bebê. Os pesquisadores têm demonstrado que o paracetamol pode atravessar a placenta e atinge o feto. Apesar disso, especialistas acreditam que o paracetamol não deve ser banido durante a gravidez, mas sim ser administrado em doses baixas e com uso não prolongado durante o período de gestação.

Qual dosagem de Paracetamol podem tomar as gravidas?

O uso do Paracetamol estando gravida não deve ultrapassar a quantidade máxima diária de 1g. Sempre deve ser feito seguindo orientações medicas. Ou seja, embora seja esse um remédio que muita gente toma de maneira automedicada, se você está grávida, tome-o somente se o seu médico o prescreve. Automedicar-se durante a gravidez é o pior que você pode fazer para sua saúde e a de seu bebê.

Possíveis efeitos colaterais do Paracetamol sobre o bebê:

  • Paracetamol e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia e da Universidade de Aarhus (Dinamarca), pode haver uma ligação entre tomar paracetamol durante a gravidez e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

  • Paracetamol e asma infantil

Um estudo publicado no International Journal of Epidemiology afirma que crianças de mães que tomaram paracetamol durante a gravidez são mais propensas a sofrer de asma e outros problemas respiratórios.

  • Paracetamol e Nascimento prematuro

Segundo especialistas, o acetaminofeno pode aumentar as chances de ter um parto prematuro.

Alternativa de analgésico natural para a gravidez

Modo de Preparo:

Colocar 1 cm de raiz gengibre e 1 litro de água em uma panela. Tampar e deixar ferver por 5 minutos.

Pode tomar morno ou frio. Pode adicionar umas gotinhas de limão ou mel para ficar mais saboroso.

Outras recomendações para evitar o uso do paracetamol

  • Em caso de febre durante a gravidez

Para tratar a febre, antes de recorrer a fármacos, busque tomar outras medidas que podem ser eficazes. Por exemplo, tirar o excesso de roupa, manter-se hidratada, tomar uma ducha fresca, com a água no grau menor que sua temperatura corporal.

  • Em caso de dor nas costas

Dependendo da região em que se manifeste a dor nas costas, busque fazer exercícios leves e alongamentos controlados que podem ajudar a aliviar. Considere descansar e repousar por mais tempo, já que essa pode ser uma necessidade de seu corpo caso passe muitas horas de pé ou sentada em uma mesma posição.

Respondido por Karina de Freitas há 26 dias
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Posso tomar café durante a gravidez? Grávida pode comer produtos enlatados? Esqueci de tomar a pílula por 1 dia. Posso engravidar? Grávida pode dirigir até quando? Fiz o teste de farmácia ontem e estou grávida. É seguro ou tenho que voltar a repetir? Estou grávida de 5 semanas. Quando devo ir ao médico? Posso nadar estando grávida? É possível uma mulher não perceber que está grávida? Quais os melhores esportes para grávidas? Posso viajar de barco estando grávida? Estou esperando meu primeiro filho. Estou de 18 semanas. Há alguns meses tínhamos pensado fazer um cruzeiro marítimo. Sabem se há alguma restrição para grávidas? Até quando posso continuar trabalhando estando grávida? Por que não engordo se já estou grávida de 5 meses? Por que pode ser perigoso dormir de barriga para cima durante a gravidez? Posso ir ao dentista estando grávida? É possível engravidar já estando grávida?