O melhor momento para fazer viagens é o segundo trimestre de gravidez. Isso porque o período mais crítico já foi superado. O primeiro trimestre costuma ser marcado por náuseas, dores abdominais... além de que é o período em que se dão o maior número de abortos espontâneos. No segundo trimestre, a mulher ainda não tem a barriga tão grande e aguenta bem para caminhar por mais tempo, estar sentada...
Ainda assim, se você se encontra bem, pode viajar em qualquer período da gravidez. Tenha em conta, contudo, que, a partir da semana 37, você pode entrar em trabalho de parto, pois o bebê pode se adiantar. Isso pode se dar a qualquer momento. Logo, não é recomendável viagens a lugares distantes. E, se tiver que viajar, leve tudo preparado para a chegada do bebê, tenha localizado o contato do hospital mais próximo e toda a documentação necessária.
Converse sempre com seu médico antes de realizar qualquer viagem. Ele pode aconselhar melhor sobre suas reais condições!
Eu viajei de avião estando grávida de 5 semanas. Tive bastante medo porque já tinha tido 2 abortos espontâneos antes. Mas, não tinha outra opção, era uma viagem de volta à casa, mais de 10 horas de voo. Mas deu tudo certo. Foi super tranquilo.