Depois de ter tido o bebê, sinto dores durante as relações sexuais com meu marido. É normal?

1 Resposta

O nascimento de um bebê, de por si, já trás mudanças na relação do casal. É preciso toda uma readaptação da vida a dois com a chegada do novo membro que necessita cuidados especiais todo o tempo. No que diz respeito às relações sexuais, pode ser que a mulher, após o parto, possa sentir dor durante o ato. 

Fique tranquila que essas dores são frequentes, especialmente depois do parto vaginal. Também é comum a perda do desejo sexual.

O parto produz um trauma físico como consequência da inflamação dos órgãos sexuais internos depois de dar à luz. Essa dor se acentua com a penetração do pênis. As genitais externas também estão mais irritadas. Tudo isso pode levar a transtornos sexuais que, no geral, passam com o tempo e o próprio corpo volta às suas condições normais. 

Então, para que entenda melhor, é normal que lhe passe alguma destas coisas depois do parto:

  • Vagina seca ou diminuição da lubrificação, como consequência das mudanças hormonais produzidas durante a amamentação.
  • Feridas no canal do parto que provocam dor durante a penetração.
  • A episiotomia ou incisão realizada pelo médico para aumentar o canal vaginal durante o nascimento. Para retomar a vida sexual é preciso que esta ferida esteja bem cicatrizada. 
  • A debilidade dos músculos vaginais que gera dificuldade para alcançar o orgasmo. As contrações produzidas durante o orgasmo também pode provocar dor pelas contrações uterinas.
  • Sangramento depois da relação sexual, produzida pelas mudanças da mucosa vaginal.

Ainda assim, se tem qualquer dúvida sobre o que está lhe passando, o melhor sempre é consultar com seu médico.

Respondido por Raissa Barbosa Cardoso há aproximadamente 2 anos
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Tive relações sexuais com meu marido e, no dia seguinte, ao fazer xixi, saiu um tom rosinha, seguido de um fluxo marrom. Por que ocorre isso? O cocô do meu bebê está verde. É normal?