Corrimento branco: o que pode ser?

1 Resposta

O que pode ser?

O corrimento vaginal da mulher apresenta diferentes características, tais como o cheiro, a quantidade, a cor. Dependendo de como seja e dos sintomas que o acompanhem, pode significar que tudo está normal ou que pode haver algum problema de saúde. 

O que significa ter corrimento branco?

O corrimento vaginal branco pode ser completamente normal, bem como pode indicar problemas de saúde, tal como uma infecção. 

O corrimento branco cremoso, provavelmente, é um dos fluxos vaginais mais comuns e a maioria das mulheres o terão em algum momento de sua vida. Esse fluxo pode ter muitas causas diferentes, podendo ser normais ou patológicas. 

O que causa o corrimento branco na mulher?

O corrimento branco cremoso pode se dar em distintas situações. Por exemplo, antes ou depois da menstruação. 

Corrimento branco pegajoso antes do ciclo menstrual

Antes do ciclo menstrual, sempre e quando a secreção branca cremosa for inodora e não causar irritação, provavelmente é uma parte normal do ciclo menstrual. Nessa etapa, inclusive, o fluxo pode ser mais pegajoso e até mesmo desagradável. Isso ocorre porque, diferente do fluxo mais elástico segregado durante a ovulação, seu corpo está tratando de evitar que os espermatozoides subam pelo colo uterino durante esses dias. Sem um óvulo fértil, o corrimento branco pegajoso ajuda a manter os espermatozoides longe. 

Corrimento branco elástico e transparente depois do ciclo menstrual

Depois do ciclo menstrual, o corrimento branco é normalmente mais transparente, elástico e similar à clara de ovo. Esse fluxo, que se da justo quando se ovula, tem como objetivo ajudar os espermatozoides a se locomoverem, para que possam alcançar o óvulo viável que está nas trompas uterinas. 

Como o óvulo só tem vida útil de 24 horas, uma vez terminada a ovulação, o fluxo vaginal volta a mudar. Isso se conhece como fase lútea do ciclo menstrual. Nessa etapa, a secreção é mais pegajosa e menos penetrável.

Corrimento branco cremoso durante o sexo

Durante o sexo, pode ser que se apresente um fluxo branco cremoso que se pode dar por diferentes razões: 

  • Lubrificação natural feminina
  • Ejaculação feminina
  • Ejaculação masculina, se não se usa preservativo
  • Lubrificantes

Corrimento branco leitoso: o que pode ser?

O corrimento vaginal branco leitoso pode se apresentar como indicativo de gravidez. Nesse caso, seu aspecto é fino e, por vezes, com certo cheiro. Não vem acompanhado de sintomas como irritação ou cheiro muito forte. 

Ainda, durante a gravidez, muitas mulheres experimentam um aumento do fluxo vaginal. Não é motivo para preocupações desde que apresente as características mencionadas. Esse fluxo branco da gravidez é conhecido como leucorreia. Os crescentes níveis de hormônios durante a gravidez, aumentam a produção corporal de fluidos e de fluxo. Isso ocorre para que o útero esteja protegido de bactérias que possam prejudicar o desenvolvimento do bebê. 

Se a secreção apresenta cheiro desagradável ou irritação, consulte o médico. É provável que seja uma infecção, que deve ser tratada a fim de evitar complicações importantes, tais como parto prematuro ou sepse neonatal.

Corrimento branco com cheiro forte: o que pode ser?

Como você leu, em distintas momentos, o fluxo vaginal pode ser normal sempre e quando não tenha cheiro ou cause irritação. Se você nota uma dessas duas características, é provável que tenha uma infecção vaginal.

A vaginose bacteriana (VB) é uma afecção que pode causar fluxo vaginal. O fluxo pode ser amarelo ou cinza, no lugar do branco. Tem cheiro de peixe e pode piorar depois das relações sexuais. 

Também há as infecções por fungos que afetam a três de cada quatro mulheres em algum momento de suas vidas. São causadas pelo fungo cândida, que forma parte normal da flora vaginal. Entretanto, a cândida, se se multiplica em excesso, pode causar sintomas desagradáveis. 

No caso das infecções por fungos, é possível que note um corrimento branco grumoso que forma uma massinha e que pode se esfarelar. Seus possíveis sintomas são:

  • Queimação vaginal ou irritação
  • Vermelhidão ou inchaço dos genitais
  • Dor ao urinar
  • Relações sexuais dolorosas

Em geral, as infecções são tratadas com pomadas ou antibióticos. Depende sempre da gravidade do caso. Seu médico lhe indicará o tratamento mais adequado.


Respondido por Gabriela Ribeiro Pinto há 3 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
O que levar na bolsa de maternidade? Que tipo de exercício físico pode fazer durante a gravidez e com que intensidade? A partir de que semana se considera que a mulher está no terceiro trimestre da gravidez? É normal o meu coração bater depressa? É perigoso? Sinto que está mais acelerado. O que é uma depressão pós-parto? É verdade que as mulheres fazem coco durante o parto? O que é a massagem do perineo? Quando começar? Grávida pode tomar paracetamol? Por que alguns bebês nascem cobertos por uma capa branca de gordura e outros não? Grávida pode comer produtos enlatados? O que fazer se esqueceu de tomar a pílula por 1 dia? Anisocitose na gravidez - O que é, sintomas, causas, tipos e tratamento Pode engravidar tomando pílula anticoncepcional? Menstruação atrasada: o que pode ser? O que fazer? O que fazer para aliviar os sintomas de gases na gravidez?