Como posso descobrir a data da concepção?

1 Resposta

Não é muito fácil saber com exatidão a data da concepção. Os médicos tem em consideração a data da última menstruação para estimar quando o óvulo foi fecundado. Estima-se que na terceira semana de gravidez, o óvulo já fecundado, viaja até o útero. Nessa etapa é um zigoto, ou seja, um conjunto de células que se dividem rapidamente. O útero se prepara para receber o óvulo fecundado, tornando-se mais grosso. Isso ocorre todos os meses em que há ovulação. Caso a capa mais interna do útero, o endométrio, não recebe o óvulo fertilizado, esse se desprende e surge a menstruação.

Caso o óvulo fecundado seja implantado corretamente, não haverá menstruação. A implantação ocorre e, a partir daí, a vida segue seu curso. Durante a implantação, a mulher pode notar um muco cervical com sangrado ou dores importantes como se fossem sinais de um ciclo menstrual. Esses sinais se dão a partir dos dias 7 e 12 após a fertilização. 

O zigoto apenas durará duas semanas mais. Logo se darão as etapas seguintes: embrião, feto e, finalmente, um bebê.

Respondido por Sara Jéssica Aparício há aproximadamente 2 anos
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Posso ter relações sexuais durante a gravidez? Tenho um gato. Posso limpar a caixa de areia onde faz suas necessidades? Posso comer chocolate durante a gravidez? Fui diagnosticada com diabete gestacional. Como devo cuidar da minha dieta? A partir de quando posso escutar o coração do bebê? Meu bebê nasceu no verão. Posso ir à praia? Quantos quilos posso ganhar durante a gravidez? Por que o bebê fica com a cabeça quente, mesmo sem febre? Posso tomar café durante a gravidez? Como tratar a depressão pós-parto tardia? Tenho medo de lavar o nariz do bebê com uso da seringa. Como identificar a pré-eclampsia a tempo? Que tipo de exercício físico pode fazer durante a gravidez e com que intensidade? Posso praticar esporte durante a gravidez? Como evitar uma infecção urinária durante a gravidez?