Como faço para que meu bebê não jogue tudo no chão?

1 Resposta

Quanto custa aos adultos olhar o mundo com os olhos do bebê. Você já tentou se sentar na altura do seu filho e observar o quanto de coisas aprende quando joga o brinquedo no chão? Comece vendo o gesto do seu filho como algo positivo. Ele é um explorador. Para ele, tudo que o rodeia é um estímulo maravilhoso. Tudo lhe traz uma experiência fascinante que o ajuda a descobrir o mundo.

Ao jogar um brinquedo no chão, o bebê experimenta, prova, observa. Repete a mesma ação de jogar um monte de vezes porque deseja aprender. Ao golpear o brinquedo no chão, se dá conta do peso que tem, do som que produz, do seu tamanho... Enfim, cada objeto lhe traz um monte de sensações.

Essa é uma forma de estímulo visual, já que percebem seu movimento e como se deslocam. Também é um estímulo auditivo, já que produzem diferente sons ao cair. Por exemplo, um quadrado não roda e produz um som distinto ao de uma bola que rola.

E, ainda, é também uma forma de chamar a atenção do adulto. Ao jogar o objeto no chão, está convidando o papai ou a mamãe ao jogo. Assim é como estabelece um diálogo e a criança descobre o jogo relacional. Primeiro eu, depois você. 

Se a sua preocupação é que possa danificar móveis e paredes, compre brinquedos adequados, mais macios com os quais possa brincar. E, a fim de colocar limites, sempre que for algum objeto que não se pode jogar, seja porque pode causar dano material ao imóvel, como dano físico ao próprio bebê ou aos demais, o NÃO deve preceder o SIM: "Isto não se joga. Tem ponta e pode machucar". Nomear e informar é a melhor maneira de conseguir colocar o limite.

Respondido por Raissa Barbosa Cardoso há mais de 1 ano
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Amo meu bebê, mas me sinto triste. O que me passa? Meu bebê tem 9 meses e não consegue engatinhar. Apenas se arrasta. É normal? Na última ultrassonografia, o médico disse que tudo está bem, mas que o bebê tem dois cistos no cérebro. Estou angustiada. Será grave? Como sei se o que noto é meu bebê se mexendo e não gases ou movimento da barriga? Meu filho tem 2 anos e 7 meses e sempre sofreu com pequenas espinhas que brotam nos braços e nas bochechas. Ele tem pele atópica e, ainda que passe os produtos prescritos pelo pediatra, sempre retornam. Como passar o protetor solar no bebê corretamente? Alguém tem experiência com bebê conforto que balança sozinho? Meu bebê nasceu no verão. Posso ir à praia? Quando posso começar a dar frutas e comida para o meu bebê? Por que alguns bebês nascem cobertos por uma capa branca de gordura e outros não? Chicória com maná para bebês e crianças O que fazer para meu filho parar de contar mentiras? Tem cinco anos. Já não sei o que fazer. O que fazer quando o bebê não quer mamar? Minha filha de 2 anos come muito pouco. Apenas prova a comida. Como fazer para que coma mais e melhor? Por que o bebê fica com a cabeça quente, mesmo sem febre?