Como explicar a uma criança que seu avô vai morrer?

2 Respostas

Sinto muito pelo que está passando. Essa é uma situação bem difícil. Com as crianças, o melhor é ser sinceros e explicar-lhes de forma muito concreta e com palavras que lhe permitam compreender o que está sendo dito. A essa idade é difícil que entendam o que implica a morte. Uma forma respeitosa de explicar-lhe é dizendo algo como: "O coração do vovô estava muito cansado e, por isso, já não continua batendo. Quando isso ocorre, o corpo da pessoa já não pode se levantar".

Obviamente, tudo depende da crença de cada família, mas tenha em conta que as crianças são muito literais. Se lhes dizemos algo como "vovô está no céu", eles podem pensar que, verdadeiramente, estão nas nuvens. Ou se lhe dizemos que "continuará morando em seu coração", pode pensar que, literalmente, entrou em seu coração. O importante é não usar frases que possam causar qualquer confusão.

Respondido por Raissa Barbosa Cardoso há aproximadamente 1 mês
5 votos positivos

Sinto muito pelo que está passando. Você poderia buscar indicações de livros infantis que abordam o tema. Ler livros para as crianças sempre ajuda a que entendam melhor a realidade.

Respondido por Mariana Oliveira Rodrigues há aproximadamente 1 mês
5 votos positivos
Perguntas relacionadas