Como evitar a depressão pós-parto?

1 Resposta

Infelizmente, não há fórmulas para evitar a depressão pós-parto. Cada corpo é distinto. Sei que você se preparou muito para este momento e, provavelmente, espera com muita alegria a chegada do bebê. No entanto, a depressão pós-parto se da pelas mudanças hormonais que a mulher sofre após o parto. 

Ainda assim, ter em conta algumas recomendações podem ajuda-la a se preparar melhor para este momento. Ter a informação necessária lhe permitirá compreender as transformações que seu corpo viverá e, assim, conseguir buscar ajuda o mais cedo possível para superar o problema.

  1. Prepare-se para a maternidade. A melhor maneira é lendo muito. 
  2. Cuide da alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em frutas, verduras, cereais e pescados podem ajuda-la a manter sua saúde psíquica.
  3. Descanse quando o bebê estiver dormindo. Você não é uma máquina. Precisa descansar e esse pode ser o melhor momento. Tente contar com ajuda de alguém para manter tudo em ordem enquanto você descansa.
  4. Estabeleça prioridades. Não da pra ter a casa super limpa e atender as necessidades de um recém-nascido. Priorize o que é mais importante. 
  5. Admita ajuda para que tudo possa fluir melhor.
  6. Reserve um tempinho para você. Uns 10 a 20 minutos de meditação ao dia podem vir muito bem para que esteja bem consigo mesma.
  7. Converse com outras mamães. Busque redes de apoio. Este site mesmo, o Askore, pode ajuda-la ao coloca-la em contato com outras mães que vivenciam o mesmo que você.
  8. Faça exercícios durante a gravidez e depois do parto. Sempre vem bem para o corpo e para a mente.
  9. Não pretenda ser a mãe perfeita, até porque isso não existe. Relaxe e não se cobre tanto. Atender as necessidades de um bebê é missão heavy. Não se culpe.
  10. Pense que o melhor está por vir. O início é difícil e duro. Mas pense que logo tudo passará, seu corpo voltará a funcionar regularmente e o melhor vai ocorrer: aproveitar intensamente a presença do bebê em sua vida.
Respondido por Fabiana Monteiro há 5 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
O que é a tristeza pós-parto ou baby blues? Alguém teve depressão pós parto? Pode relatar como foi? Quais os sintomas da depressão pós-parto? É verdade que as mulheres fazem coco durante o parto? Como fazer a higiene nasal do bebê corretamente? Estou grávida de 2 meses. A partir de quando posso viajar de avião? Quais são os fatores de risco de uma depressão pós-parto tardia? O que é a depressão pós-parto tardia? Posso comer chocolate durante a gravidez? Como ajudar alguém com uma depressão pó-parto? Por que o bebê fica com a cabeça quente, mesmo sem febre? O que fazer para evitar os gases durante a gravidez Depressão pós-parto pode levar à morte? Minha filha de 2 anos come muito pouco. Apenas prova a comida. Como fazer para que coma mais e melhor? A depressão pós-parto tardia também pode afetar os homens?