Como começar o Método Montessori em casa?

2 Respostas

Em nossa casa, começamos o Método Montessori organizando o quartinho do nosso filho para que tudo estivesse à sua altura. Também propomos sempre atividades de vida prática, porque são mais simples de fazer.

Infelizmente, não temos como comprar materiais montessori. São muito caros e precisam de formação para um uso adequado. O que fazemos é adaptar atividades.

No blog Criando com Apego, acho muitas dicas de coisas legais para fazer e com baixo custo. Dê uma olhada! 

Respondido por Lara Sousa Oliveira há aproximadamente 1 mês
5 votos positivos

Infelizmente, acho que se está generalizando muito a aplicação do método Montessori em casa. Tudo que é sensorial passou a ser chamado montessori, quando não é bem assim. Como o nome mesmo aponta, esse método trabalha com propostas e materiais específicos desenvolvidos para trabalhar distintas habilidades da criança. Logo, é um método para ser trabalhado na escola.

Mesmo assim, algumas coisas podem ser utilizadas em casa, tal como o ambiente preparado. Ou seja, você pode criar espaços da casa que permitam à criança se desenvolver com autonomia. Propiciar-lhe um ambiente favorável para o seu crescimento.

Nesse sentido, o mais comum é adaptar o quarto da criança à filosofia do método: tudo ao alcance da criança. Isso significa, colchão no chão, móveis, roupas e brinquedos à sua altura. Em outros espaços da casa também podemos deixar que a criança possa exercitar sua autonomia. Por exemplo, na cozinha pode ter uma parte do armário onde estejam os pratos, copos e talheres à disposição. Também pode ter acesso a objetos de limpeza para que possa auxiliar na limpeza da casa.

Enfim, há várias coisinhas que podemos fazer com a criança. No entanto, não podemos perder o norte de que o método é algo muito específico e pensado para um trabalho em sala de aula. Infelizmente, as escolas montessorianas são caras e pouco acessíveis. Mas, o pouco que podemos nos apropriar do método em nossa casa, já ajuda muito no desenvolvimento dos nossos meninos e meninas!

Respondido por Juliana Duarte há aproximadamente 1 mês
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Depois de ter tido o bebê, sinto dores durante as relações sexuais com meu marido. É normal? Como fazer o bebê dormir no quarto sozinho? Durante a gravidez, brotaram celulite em mim. Alguém sabe como posso tratar e reduzir? Por que o bebê fica com a cabeça quente, mesmo sem febre? Tenho medo de lavar o nariz do bebê com uso da seringa. Como sei se o que noto é meu bebê se mexendo e não gases ou movimento da barriga? Como consigo escutar o batimento do coração do bebê? Quando posso começar a dar frutas e comida para o meu bebê? O que é a massagem do perineo? Quando começar? Com quantos meses o bebê se senta sozinho? Como ajudar o bebê a dormir? Como passar o protetor solar no bebê corretamente? Não sei quem é o padre do meu filho. Atualmente tenho 27 semanas de gravidez. Tenho ciclos regulares. No meu último período tive relação com meu namorado atual no dia 13 do ciclo e com meu ex no dia 17. Dúvida cruel. Quais cuidados devo ter com o coto umbilical? Tenho 22 anos e sou mãe de uma bebê de 1 ano. Sou mãe solteira e vivo na casa dos meus pais. Não aguento mais minha mãe interferindo na forma como crio minha filha. Como faço para ela entender que é vó e a mãe sou eu?