Como ajudar o bebê a dormir?

1 Resposta

Cada bebê é um mundo. Já ouviu essa frase? E isso é uma verdade. Há bebês que, desde recém-nascido conseguem conciliar bem o sono, facilitando a vida dos pais durante a noite. No entanto, essa não é a realidade da maioria. Muitos bebês tem dificuldade de ter um sono tranquilo e prolongado. Diante de uma situação assim, o melhor é observar o seu bebê e ver que necessidades podem ser atendidas para que consiga ir, pouco a pouco, conciliando o sono.

O que pode ajudar, na maioria dos casos, é criar rotinas de preparação para a hora de dormir. Por exemplo:

  1. Tomar um banho quentinho que pode ter uma função relaxante. 
  2. Fazer massagens enquanto seca o bebê. Movimentos suaves e rotatório podem ajudar a acalmar. 
  3. Amamentar ou dar a última refeição em um ambiente tranquilo e com a televisão apagada. Nesse momento, você pode cantar uma canção com melodia suave ou sussurrar-lhe frases bonitas e ternas.
  4. Acompanhe-o até a hora de dormir. Para o bebê, sentir que está protegido é fundamental.
  5. Espere a que esteja entregue ao sonho para se separar. A separação noturna pode angustiar o bebê. Tenha calma e o auxilie nesse momento.
Respondido por Yasmin da Cruz há 10 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Com quantos meses o bebê se senta sozinho? Se o bebê golfa muito lento, é melhor repetir a mamada? Como fazer o bebê dormir no quarto sozinho? Com que idade é normal que a criança desfralde? Qual banana dar para o bebê? Quais cuidados devo ter com o coto umbilical? O que significa ter plaquetas altas em bebê? Por que é importante lavar o nariz do bebê? O que é a síndrome mão-pé-boca? Qual a frequência da lavagem para bebês? O que substitui o Vitalon? Quando levar o bebê ao pediatra? Como passar o protetor solar no bebê corretamente? Leite ninho para bebe de 6 meses Como faço para que meu bebê não jogue tudo no chão?