Como ajudar alguém com uma depressão pó-parto?

1 Resposta

Quando uma mulher está com depressão pós-parto, pode acabar por adoecer o próprio entorno. As pessoas que a acompanham, muitas vezes, sem saber como atuar, acabam intensificando a depressão ao considerar que é uma "frescura" ou "bobeira" da mulher. Acreditam que é a própria mulher quem dramatiza a situação e que deveria se sentir feliz e grata à vida por ter dado à luz a um bebê saudável. Essas afirmações, além de criar um enorme sentimento de culpa na mãe, também provoca impotência, cansaço e tristeza em quem a acompanha.

Se você é o parceiro ou alguém que acompanha uma mulher na depressão pós-parto, é muito importante que você se informe. O primeiro é anima-la a ir ao médico e a um profissional de saúde mental. Reconhecer o que sente e pedir ajuda é fundamental para superar a depressão.

Ofereça-lhe apoio, atenção, amor, amizade. Siga algumas pautas que podem ajudar à mulher a superar o mais pronto possível esse quadro:

  • Perguntar-lhe como se sente com frequência.
  • Escuta-la quando quiser desabafar.
  • Acompanha-la em um passeio.
  • Preparar-lhe uma comida nutritiva.
  • Deixar-lhe descansar. Ocupe-se das tarefas domésticas e compartilhe os cuidados com a(s) criança(s).
  • Anime-a a tomar um banho relaxante, enquanto você cuida do bebê.
  • Seja paciente e amável.
  • Acredite nela e lembre-se de suas verdadeiras qualidades e de seus pontos fortes.

Pense que a mulher recém-mãe, agora mesmo, vive um turbilhão de emoções e está imersa em um mundo negativo. Com tratamento e apoio adequado, esses pensamentos que tanto a atormentam se dissiparão e ela voltará a ser ela mesma outra vez. Essa é uma forma de recuperar sua perspectiva de vida e o sentido da alegria e da esperança.

Respondido por Carolina Correia Martins há 5 meses
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Por que ocorre a depressão pós-parto? Quais são os fatores de risco de uma depressão pós-parto tardia? É possível ter depressão pós-parto na adolescência? Alguém diagnosticado com infertilidade que tenha conseguido engravidar naturalmente? Como fazer uma boa transição do leite materno ao leite de fórmula? Como sei que as contrações que tenho são de Braxton-Hicks ou se são uma ameaça de parto prematuro? Quais são os sintomas da depressão pós-parto tardia? Quais os sintomas da depressão pós-parto? Depressão pós-parto tem cura? Uma mulher com coronavirus pode amamentar? Depressão pós-parto pode levar à morte? Como explicar a uma criança que seu avô vai morrer? Alguém teve depressão pós parto? Pode relatar como foi? Tenho 22 anos e sou mãe de uma bebê de 1 ano. Sou mãe solteira e vivo na casa dos meus pais. Não aguento mais minha mãe interferindo na forma como crio minha filha. Como faço para ela entender que é vó e a mãe sou eu? Como evitar a depressão pós-parto?