Algum conselho para acalmar criança nervosa e agitada?

1 Resposta

Sempre acalme a criança com respeito e amor. Gritos e palmadas não resolvem o problema a longo prazo. Em outras palavras, quando a criança fica nervosa ou agitada por algo que a inquieta, o melhor é você se colocar à sua altura. Pergunte-lhe o que passa e tente ajuda-la a se acalmar.

Uma das formas de acalmar uma criança nervosa e agitada é ensinando-a a respirar profundamente. Quando ela se torna capaz de inspirar e expirar, passa a conhecer seu próprio corpo. Logo, é consciente de sua capacidade de freiar seus impulsos nervosos.

Gritar, bater, xingar, humilhar não contribuem em nada para a melhoria do comportamento da criança. É certo que, num primeiro momento, você pode conseguir o que quer, ou seja, que ela se cale. No entanto, ela não aprendeu a se autocontrolar. Apenas o faz por medo. É preciso que lhe demos ferramentas suficientes para que ela estabeleça o controle da situação por ela mesma.

Respondido por Karina de Freitas há aproximadamente 2 anos
5 votos positivos
Perguntas relacionadas
Com que idade é normal que a criança desfralde? Meu filho de 4 anos fica tem crise de ansiedade e nervosismo quando a professora ou outro adulto zangam com ele. É normal?